quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Gerações do k-pop.

Oi pessoal!




Estou de volta falando mais uma vez sobre K-pop, mas dessa vez, vou fazer uma postagem mais específica e cumprindo a promessa que fiz na semana passada, falando sobre as gerações do K-pop.

Como eu disse antes, o K-pop surgiu nos anos 90, ou seja, tem pouco mais de vinte anos de existência. E é claro que sofreu muuuuuitas mudanças ao decorrer desses anos, e o estilo acabou sendo dividido em gerações. É válido lembrar que, durante minha pesquisa, alguns afirmam que o k-pop possui quatro gerações passadas, a atual sendo a quinta. Porém, como eu aprendi, existem três gerações, e só agora estamos entrando na quarta. Mas não se preocupem, aqui vai estar tuuudo o que eu pesquisei.


Enfim, vamos lá!




Primeira Geração:
É a geração que vai de 1992 até o ano 2000, tendo como artista pioneiro o grupo Seo Taiji and Boys, e seu hit Nan Arayo. Os integrantes eram Seo Taiji e Lee Juno, que seguiram carreira solo, além de Yang Hyungsuk, que é CEO da YG Entertainment uma das empresas da Big 3.
Outros nomes populares da época são S.E.S, H.O.T cof cof Reply 1997, Sechs Kies, BoA, Turbo, Shinhwa, entre outros. 

tios fofinhos, aaaaa <3




Segunda Geração:
Essa geração vai de 2001 até 2010, e é onde o k-pop começou se expandiu para a Ásia, principalmente no Japão, onde grupos coreanos conseguiram consolidar suas carreiras. Isso colaborou para que o k-pop ganhasse visibilidade no Ocidente o que explica muita gente ter conhecido o estilo essa época. Alguns k-poppers costumam chamar essa geração de “era de ouro” do k-pop, pois os grupos debutados nesse período fizeram e ainda fazem muito sucesso no mundo inteiro infelizmente alguns deram disband e partiram nossos corações, mas vida que segue.

E vou precisar fazer uma menção honrosa.


O TVXQ ou DBSK ou Tohonshinki (cujo nome, tanto em chinês, japonês ou coreano significa “os deuses do Leste” poderosos demais) debutou em 2003, e é um dos grupos mais marcantes dessa geração. Em 2008, entraram para o Guiness como “o maior fandom à nível mundial” título que permanece até hoje, e são considerados pela Billboard como “a realeza do K-pop”. Tá bom ou quer mais?

Você quer poder @?

O grupo ainda existe, mas três dos integrantes (Jaejoong, Yoochun e Junsu) deixaram a empresa e formaram outro grupo, o JYJ.

bateu uma bad aqui, mas vamos seguir.

A BoA também conhecida como “rainha do k-pop” é incluída na segunda geração, já que foi nela que sua carreira se consolidou. Outros grupos que fazem parte desta geração são Super Junior, Girls’Generation ambos também entraram na Billboard, Big Bang, 2NE1, SHINee, 4Minute, F(x), Wonder Girls, SS501, T-ARA, KARA, entre outros. 

bateu a bad de novo, mas vamos sobreviver.



Terceira Geração:
É a geração atual, que se iniciou em 2011 e deve durar até 2020. Dentro desse período de tempo, o lançamento da música Gangnam Style que tem a participação maravilhosa da HyunA no vídeo trouxe muita visibilidade para o k-pop ficou bem claro quando o PSY  foi convidado para se apresentar o EMA com a Madonna. Essa geração visa conquistar fãs não só na Ásia, mas no mundo inteiro, e por isso, seu estilo é um pouco mais “americanizado”.

Artistas que são ícones dessa geração são EXO, BTS como não citar eles, não é mesmo?, APINK, MAMAMOO, SEVENTEEN, entre outros. 

ai que saudade da minha ex dessa era! <3

Alguns dizem que já passamos pela quarta geração (que teria durado de 2014 até 2015 sim, ela é bem curtinha), englobando grupos como Twice, GOT7, Monsta X e Gfriend. Também afirmam que estamos entrando na quinta geração, onde os conceitos se tornam ainda mais americanizados, tendo como exemplo o NCT, que seria “o primeiro grupo da nova geração” popularmente conhecidos como “meus amorzinhos” ou “o grupo que vai me levar à falência.

Aí eu te pergunto: Como não ser fangirl?





Bom, foi isso, galera! E aí, curtiram? Bem, nos vemos na próxima postagem! Beijinhos da Harley!











Um comentário:

  1. Para mim a era de ouro do kpop foi a segunda geração os artistas dessa era foram através deles que muitas pessoas começaram a procurar e a interessar sobre o kpop.

    ResponderExcluir