sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Fãs sasaeng: O que são?

Oi galera!



Já estou de volta, mas dessa vez, o assunto não é tão descontraído como antes. Vamos falar sobre um problema bem conhecido enfrentado pelas fãs de K-pop: As fãs sasaeng

Imagens meramente ilustrativas.


A palavra “sasaeng” é a abreviação de Sasaenghwal (사생활), que significa “vida pessoal” em coreano. As fãs sasaeng apesar de eu usar muito “as”, existem fãs sasaeng garotos são pessoas com idade entre 13 e 22 anos algumas vezes, até mesmo pessoas de 40 anos cujo principal objetivo é se aproximar o máximo possível de seu ídolo favorito sem se importar se eles estão confortáveis com isso ou não

Esses fãs são extremamente quando eu digo “extremamente”, não é brincadeira obcecados por seus ídolos, e não medem esforços para poder “respirar o mesmo ar que eles”, ter contato com objetos pessoais, entre outras coisas absurdas. Não são incomuns casos de fãs que invadem os dormitórios dos ídolos e roubam objetos pessoais, leiloando-os na internet logo depois. Fora isso, eles também descobrem números de telefone, endereços de familiares e chaves de quarto de hotel stalker nível profissional.


É galera, assustador!

Fãs sasaeng costumam gastar fortunas em táxis especiais, que cobram até 500.000 wons (cerca de R$ 960,00) por nove horas de serviço. Ou seja, para ser um sasaeng é necessário tempo e dinheiro, o que leva essas pessoas a arranjarem trabalhos de meio-período próximos aos dormitórios dos ídolos. Em casos extremos, acabam até mesmo recorrendo à prostituição para cobrir os gastos e continuarem sua perseguição. Alguns sasaengs chegam à ficar sem moradia durante o verão, e negligenciam a escola algumas até mesmo abandonam a escola de vez

É incontável o números de relatos de ídolos que sofreram com ataques, sendo roubados e agredidos pelas fãs, como o caso de Yoochun, do grupo JYJ, que levou um tapa no rosto de uma fã.


Há também casos onde os ídolos são “presenteados” roupas íntimas usadas ou cartas escritas com sangue eca. Os sasaengs, em algumas situações, compram assentos nos mesmos voos que os ídolos, e fotografam eles enquanto dormem. Para piorar, jornais do país compram fotos e informações cedidos por eles, e até oferece empregos como jornalistas e eu aqui, só querendo um estágio.

O que assusta é o fato de que fãs sasaengs não se importam com suas vidas, algumas vezes se pondo na frente de carros de ídolos e se cortam para mostrarem sua “devoção”. Em determinados casos, até mesmo fazem ameaças de morte para os ídolos, como aconteceu com Sehun, integrante do grupo EXO, que foi ameaçado por uma fã no dia de seu aniversário. Ao confrontar a garota, ela chorou e prometeu nunca mais ameaçar ninguém. 

Eu sempre fico passada toda vez que lembro desses relatos.

Toda essa situação sempre gera a famigerada pergunta: Por que essas pessoas tomam esse tipo de atitude?

Na Ásia, os ídolos são visto como modelos de perfeição. Eles são bonitos, trabalham duro, tem boas atitudes, sendo admirados pela população como “seres superiores”. E é aí que mora o motivo das sasaengs. Por se verem como criaturas inferiores a eles, os sasaengs buscam diversas formas ilegais ou não de entrar em contato com esses “seres superiores”, para que possam se sentir “superiores” da mesma forma que eles.  

Eu sei, eu sei.

Ufa! O post de hoje foi bem pesado, não é? Esse assunto é bem chato, mas é necessário tenhamos conhecimento de todos os aspectos desse mundo que nós tanto admiramos.

Em minha opinião, fãs sasaengs não são fãs de verdade. Quando você admira e ama um ídolo, você o apoia de maneira respeitosa, sem invadir sua privacidade e fazê-lo se sentir desconfortável. Vamos nos amar mais, e aprender a respeitar o espaço dos ídolos, beleza? <3



Bom, é isso! Espero que tenha gostado, e nos vemos em breve! Beijinhos da Harley!











Nenhum comentário:

Postar um comentário